sábado, 27 de outubro de 2007

PRIMEIRO COMENTÁRIO

A Familia em Rede - Seymour Papert

Capitulo 1 - Gerações


No âmbito da disciplina pretende-se que após a leitura de cada capitulo façamos um pequeno comentário acerca do mesmo. Seymour Papert escreveu este livro com a intenção de salientar que todos, pais ou filhos e outros membros da família, estão aptos a usar tecnologia desde que a isso se proponham.

Neste primeiro capitulo o autor fala na facilidade que as crianças demonstram no manuseamento tecnologias e nas dificuldades dos adultos. Papert refere o carácter dependente que as tecnologias tendem a ter nas crianças e o facto de os pais, apesar de gostarem de ver os filhos manusear e aprender, ficarem constrangidos com a sua própria ignorância no assunto. Os pais não pensam, no entanto, em usar estas aptidões dos filhos em beneficio próprio pois estes podem ajuda-los a conhecer as tecnologias e a aprender como elas funcionam.

Seymour Papert analisa a relação das crianças com as tecnologias numa perspectiva construtivista, ou seja, de uma forma em que as próprias crianças exploram, aprendem e constroem o seu próprio saber e designa esta de "aprendizagem de estilo familiar".

Sem comentários: